Seis dicas preciosas para motivar sua equipe - Cristiane Cantele
8 meses

Seis dicas preciosas para motivar sua equipe

Motivação para trabalhar é essencial para que o resultado da equipe seja positivo. Para um líder, pode ser um desafio manter a equipe sempre motivada e reduzir o estresse no ambiente de trabalho.

Muitas vezes, já me deparei com equipes desmotivadas e pouco proativas, o que implicava em todo sucesso da empresa. É necessário sempre lembrar que a palavra motivação está associada a AÇÃO.

Algumas pessoas sempre estão motivadas, porém existem outras que infelizmente não tem esse ânimo e contaminam a equipe com a sua desmotivação. A chamada “maçã podre no cesto”.

Com esta ideia, vou compartilhar seis dicas simples e eficazes para motivar sua equipe de trabalho:

1) Proporcione um ambiente agradável

Uma das principais formas de manter as pessoas motivadas é proporcionar um ambiente agradável, como:

  • Ambientes claros;
  • Escritórios abertos com locais privados para reuniões;
  • Locais para lanche e/ou café;
  • Organização;
  • Ambientes que favorecem a ergonomia, conforto e postura.

2) Permita que sua equipe tenha autonomia:

Quanto maior a autonomia em relação a prazos e horários, maior a satisfação dos colaboradores. Cobranças em excesso podem trazer desconforto e consequentemente, a desmotivação.

3) Valorize suas ideias e sugestões:

Valorizar as ideias propostas por seus colaboradores faz toda diferença. Muitas vezes, sua equipe tem uma visão para solucionar problemas que talvez você não veja. Existem muitos cases de sucesso onde empresas criam programas de valorização das ideias;

4) Ofereça ambientes de descanso:

Locais específicos para descansar e renovar suas energias físicas e cognitivas são essenciais para aumentar a produção no dia.  

5) Celebração de datas comemorativas:

Dia da profissão, aniversários, feriados, todos podem ser lembrados com um cartão ou um pequeno presente. Isso fará que seu colaborador se sinta valorizado e aumente sua motivação dentro da empresa.

6) Ofereça programas de saúde:

Ginástica laboral dentro da empresa, dia da massagem, plano de saúde, dia da revisão médica e, incentivo a atividade física, fazem com que o colaborador se sinta feliz e produza mais.

Aproveite que o ano só está começando e coloque em prática essas ações para que todo mundo trabalhe motivado, satisfeito e feliz!

Quer saber mais sobre motivação da equipe? Acesse o meu canal do Youtube clicando na imagem abaixo! Gostou ou quer deixar alguma sugestão? Deixe seu recado!

Gostou dessa matéria?