Você tem cansaço nos olhos? Isso pode ser FADIGA VISUAL! - Cristiane Cantele
8 meses

Você tem cansaço nos olhos? Isso pode ser FADIGA VISUAL!

Ao longo dos anos, a tecnologia nos proporcionou diversos benefícios e facilidades. Hoje em dia, passamos diversas horas conectados a computadores, smartphones, notebook, tablets e na frente de televisores.

Permanecemos conectados por diversos motivos: trabalho, lazer ou estudos. Porém, a exposição exagerada as telas pode gerar diversas conseqüências para nossa saúde. Dentre elas está a FADIGA VISUAL.

A Fadiga Visual pode ser definida como um cansaço na região dos olhos, em geral provocada pelo estímulo a telas além de ofuscamentos gerados tanto pelo ambiente de trabalho quanto pelas mesas. O cansaço dos músculos oculares produz sintomas relacionados com irritação dos olhos e lacrimejamento, e em situações avançadas, pode provocar sintomas como dores de cabeça, náuseas e mudanças emocionais.

A fadiga visual gera inúmeras conseqüências tanto em relação ao bem estar quanto a atividades laborais, tais como perda da produtividade, erros de trabalho e redução da qualidade das tarefas.

Os principais sintomas da fadiga visual são:

  • Ressecamento dos olhos;  
  • Visão embaçada;
  • Vermelhidão e ardor na região ocular;
  • Freqüentes dores de cabeça;
  • Desconforto na região cervical e ombros;
  • Sensibilidade a luz.

Segundo a sociedade brasileira de Oftalmologia, aproximadamente 90% dos usuários que permanecem por mais de 03 horas diárias em frente ao computador apresentam sintomas de fadiga visual.

Dicas para Prevenção da Fadiga Visual:

  • Em relação aos monitores: sempre mantenha uma distância entre 40 e 76 centímetros, regule o brilho e a luz, ajuste a altura do monitor de modo que a coluna cervical permaneça reta e substitua monitores antigos por monitores de LCD, que possuem menor reflexo e melhor resolução.

  • Em relação a postura de trabalho: mantenha a sua postura reta, observando a sua mesa e sua cadeira.
  • Em relação a iluminação: sempre dê preferência para a iluminação natural, pois a luz do sol nos fornece vitamina D. Evite o ofuscamento produzido pelas janelas, lâmpadas e superfícies polidas.

 

 

REGRA DOS 20/20/20

Uma das dicas de prevenção da FADIGA VISUAL mais recomendada pelos oftalmologistas é que os pacientes que apresentam os sintomas desta condição apliquem em suas rotinas a REGRA DOS 20/20/20. Essa regra diz que os profissionais que trabalham em frente a telas (monitores, televisões, celulares, tablets) façam a cada 20 minutos uma pausa de 20 segundos, olhando para uma paisagem natural, que esteja a aproximadamente 20 metros de distância. Essa prática ajuda a estimular o músculo da região dos olhos e se torna essencial para quem passa muito tempo em frente às telas.

Além de seguir estas dicas, não esqueças de consultar um médico oftalmologista com regularidade!

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